Saúde Mental

Confira algumas dicas para ajudar no dia a dia


Meditação e Respiração

Técnicas de meditação, yoga e a respiração também têm forte influência no bem-estar. Além de ajudar para evitar o aumento de ansiedade, também são excelentes aliados para momentos de crise. “Quando se está em meio a uma crise de ansiedade, parar, conscientizar e fazer respirações são coisas que parecem simples, mas fazem muita diferença. A ideia é respirar como se fosse um ‘balão’, como se estivesse enchendo e esvaziando. Deve-se repetir isso até que a pessoa se acalme.


Rotina

Pode parecer simples, mas ter horários definidos faz toda a diferença no estado de ansiedade. Ainda que seja mais difícil manter os hábitos em casa, isso ajuda o cérebro a se “organizar” durante o período. "É importante criar essa rotina. Não trocar o dia pela noite, acordar cedo e não deixar de fazer suas coisas. Vestir-se, trocar de roupa, não ficar de pijama o dia todo. Tudo isso é muito importante para que o ambiente ao nosso redor mude”, afirma a especialista. 


Atividade física

A conhecida recomendação de exercícios físicos vale também para a saúde mental. Além de liberar a endorfina — responsável pela sensação de bem-estar — as atividades contribuem para a melhoria na disposição, concentração e até mesmo na qualidade do sono, quando feitos em um horário adequado.

Durante a quarentena, alongamentos e caminhadas próximas à casa, são algumas alternativas. Além disso, diversas aulas, treinos e outros exercícios online também estão disponíveis.


Filtrar os noticiários

Se por um lado é importante estar bem informado dos acontecimentos, por outro, é preciso estar em alerta: o excesso de informações negativas pode agravar quadros de ansiedade. Por isso, nesses casos, a recomendação é encontrar o equilíbrio: ouvir ou ler as notícias apenas uma vez ao dia é o suficiente para não ficar “sobrecarregado” com as informações. “Há um bombardeio de notícias ruins e não apenas sobre a pandemia. Ainda assim, a orientação não é para que a pessoa fique alienada, mas sim evitar ouvir isso o dia todo”.


Tempos “ociosos”

Ter um tempo livre é recomendado para descansar a mente. Desta forma, ler um livro ou assistir um filme, podem ajudar a aliviar a tensão. “É importante ter atividades que saiam dessa rotina de notícias trágicas e preocupantes. Por isso, escolher atividades prazerosas, simples e que possam ser integradas na rotina, são extremamente benéficas para a saúde”.


Profissionais da saúde também precisam de cuidado

Os cuidados com a saúde mental não devem ser destinados apenas para quem está em isolamento. Profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, também precisam de uma atenção especial durante o período.  


“Esses profissionais estão fazendo longos plantões, têm noites mal dormidas e não se alimentam da melhor forma. Isso tudo somado tem um prejuízo físico, mas também mental. Se para nós o cuidado deve ser redobrado, para eles deve ser ainda maior”, afirma a especialista.


Terapia como remédio

É importante ressaltar que para níveis elevados de ansiedade ou em casos de dificuldade para controlar o estresse, é fundamental procurar ajuda de um especialista.

1 Comentários

Muito bom. Indico o material do CEPFAM - Centro de Estudos e Psicoterapia para Fobia, Ansiedade e Medo, tem muitos materiais que podem ajudar as pessoas. Eles também sugerem as melhores psicoterapias para quem sofre de ansiedade. O endereço é www.cepfam.com.br. 👍

Responder Compartilhar