Programa de voluntariado da Lar e Saúde realiza ação em comunidade em Curitiba

Na última semana, a Lar e Saúde realizou uma ação solidária voltada às crianças da Comunidade Tiradentes, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O evento contou com brincadeiras infantis e comidas festivas para cerca de 400 moradores, além da distribuição de kits de higiene bucal e orientações de saúde realizadas por estudantes de odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), convidados pela empresa.


A comunidade foi apadrinhada pela Lar e Saúde e esta é a segunda ação realizada na região. Durante os últimos dois meses, a empresa realizou uma campanha de arrecadações de itens de higiene – pastas e escovas de dente, fio dental e sabonete – para doar às crianças da comunidade. Também houveram palestras sobre como e quando limpar os dentes, importância do fio dental, como a alimentação interfere na saúde bucal, além de orientação para marcar consultas na clínica-escola da UFPR.


“Nós [estudantes] sabemos da importância de levar nosso conhecimento para pessoas que pouco sabem sobre o assunto. Por isso, quando a Lar e Saúde entrou em contato conosco, ficamos muito felizes em poder participar da ação passando conhecimento e auxiliando na arrecadação de kits para limpeza bucal”, conta a estudante Caroline Gorski Norberto.


“Notamos que um dos fatores principais a ser discutido na ação foi a importância de que cada um tenha uma escova individual, porque percebemos que em famílias carentes existe o compartilhamento desse objeto”, conclui.


Os participantes do grupo Lar Solidário conduziram brincadeiras como desenhos com tinta, bambolê, cirandas de roda, pipa e corda, exclusivamente para as crianças. Além disso teve a distribuição de mais de 250 cachorros quentes, 60 litros de suco e 20kg de milho de pipoca. Seu Carlos Pipoqueiro colocou seu carrinho e seu tempo à disposição para produzir o lanche, do início ao fim da ação. 


Projeto Lar Solidário


O grupo Lar Solidário foi formado por voluntários da empresa de atendimento domiciliar em saúde em abril de 2021. “Tínhamos o desejo de fazer com que a missão de fazer a diferença na vida das pessoas fosse colocada em prática para além do que já realizamos no atendimento dos nossos pacientes”, conta Elizabete Popadiuk Meyer, gerente de gestão e pessoas da Lar e Saúde.


A escolha pelo apadrinhamento da Comunidade Tiradentes ocorreu porque as pessoas envolvidas no projeto perceberam que a região possui diversas demandas a serem atendidas, tanto de orientação, como de ações efetivas. Esse entendimento das necessidades aconteceu em conversa com a liderança local, que trouxe à luz a carência de orientação sobre higiene bucal para as crianças e de interação com a comunidade.


“No voluntariado formamos uma corrente do bem ao trazer pessoas que querem participar e fazer o projeto acontecer, assim conseguimos promover a diferença na comunidade. Sinto que o voluntário é quem mais ganha com esse tipo de ação, o coração fica aquecido e estimula ainda mais a vontade de continuar com novas ações”, complementa Elizabete.

Seja o primeiro a comentar