Ansiedade na quarentena: alimentação pode ajudar no controle dos sintomas

Você tem sentido sintomas de ansiedade? Esses sintomas podem estar diretamente ligados à alimentação. Repensar alguns hábitos alimentares é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e contribuir com a qualidade do sono.


Confira alguns alimentos e hábitos alimentares que ajudam no combate à ansiedade:


Sementes oleaginosas

Pode parecer simples, mas algumas sementes como a Castanha do Brasil têm influência para ajudar no controle da ansiedade. Rica em selênio (nutriente antioxidante relacionado na melhora do humor) colaboram para a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar.



Chocolate 70% cacau

Quando se pensa em ansiedade, os doces, como os chocolates, são um dos maiores responsáveis pela sensação de prazer. O que acontece é que, se consumidos em grandes quantidades, podem fazer mal à saúde. Ainda assim, em pequenas quantidades — cerca de 40g por dia — podem ser benéficos para a saúde física e mental. Além de auxiliar na melhora do fluxo sanguíneo, o chocolate é um poderoso aliado nesse momento de pandemia, por aliviar a ansiedade, promover bom humor, bem-estar e ajudar na concentração e no raciocínio.


Chás relaxantes

Chás como camomila, maracujá ou outras ervas e frutas relaxantes, são excelentes aliados para a ansiedade. Além de terem uma ação anti-inflamatória, auxiliam na redução dos níveis de pressão arterial, causando uma sensação tranquilizante. Eles podem ser usados a noite, favorecendo a qualidade do sono. Para quem preferir, pode consumir a camomila ou o extrato de maracujá em cápsulas. 


Ovos

Sendo uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D e de proteínas, os ovos também fazem parte do grupo de alimentos que podem auxiliar no controle e alívio da ansiedade, já que as vitaminas e nutrientes de sua composição auxiliam na liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar.

Em todos os casos, é importante ressaltar que o consumo do ovo e dos demais alimentos visando o controle da ansiedade deve ser feito por um profissional capacitado, uma vez que as porções e dosagens são orientadas de forma individual.


Tratamento e comodidade

Ainda vale lembrar que uma alimentação equilibrada está ligada ao bom funcionamento de todo o organismo. “Quando você se alimenta bem, seu intestino funciona bem, melhora a saúde mental e até a imunidade”. Desta forma, o acompanhamento nutricional pode ser feito para pessoas que apresentem ou não comorbidades associadas. Além disso, durante o período da pandemia, o tratamento pode ser feito em casa. “Independentemente da condição, o cuidado em casa possibilita mais segurança e conforto para o paciente, sobretudo durante a pandemia.

1 Comentários

Muito bom! Tem um site muito bom com vários tratamentos, se chama CEPFAM - Centro de Estudos e Psicoterapia para Fobia, Ansiedade e Medo (www.cepfam.com.br). Lá tem material de graça e eles indicam terapia também.

Responder Compartilhar