Cuidados Com a Saúde Mental

No dia 27 de Agosto é celebrado o Dia do Psicólogo no Brasil.

Ele é o responsável por cuidar e manter a saúde mental de todos e, na Lar e Saúde, o psicólogo tem um papel extremamente importante, cuidando de nossos pacientes em momentos críticos e auxiliando na recuperação emocional.

Parabéns a todos os profissionais da psicologia. A Lar e Saúde agradece a dedicação e determinação em cada dia de trabalho.


Confira algumas dicas para manter a mente saudável:


Meditação e Respiração

Quando se está em meio a uma crise de ansiedade, parar, conscientizar e fazer respirações são coisas que parecem simples, mas fazem muita diferença. A ideia é respirar como se fosse um ‘balão’, como se estivesse enchendo e esvaziando. Deve-se repetir isso até que a pessoa se acalme.


Rotina

Pode parecer simples, mas ter horários definidos faz toda a diferença no estado de ansiedade. 


Atividade física

A conhecida recomendação de exercícios físicos vale também para a saúde mental. Além de liberar a endorfina — responsável pela sensação de bem-estar — as atividades contribuem para a melhoria na disposição, concentração e até mesmo na qualidade do sono, quando feitos em um horário adequado.


Tempos “ociosos”

Ter um tempo livre é recomendado para descansar a mente. Desta forma, ler um livro ou assistir um filme, podem ajudar a aliviar a tensão. 


Profissionais da saúde também precisam de cuidado

Os cuidados com a saúde mental não devem ser destinados apenas para pacientes. Também é recomendados aos profissionais da saúde fazerem terapia.


Terapia como remédio

É importante ressaltar que para níveis elevados de ansiedade ou em casos de dificuldade para controlar o estresse, é fundamental procurar ajuda de um especialista.


Terapias para estresse pós-traumático e ansiedade, além de outras situações que afetam o psicológico, podem ser tratadas em casa.

O atendimento pode ser presencial, com o profissional indo até o domicílio ou remoto, através do teleatendimento.

Na Lar e Saúde, você encontra este tipo de serviço, clique em saiba mais e fale diretamente com a nossa equipe.


Seja o primeiro a comentar