Tratamento da doença que dificulta deglutição foi tema de palestra para colaboradores da empresa de home care
No Dia Nacional de Atenção à Disfagia, a Lar e Saúde promoveu uma palestra com nutricionistas e representantes da Nestlé Health Science, sobre as causas, consequências e tratamentos da doença. A ação foi voltada para a equipe multiprofissional de atendimento home care, uma vez que todos os especialistas estão envolvidos no processo de manutenção de saúde dos pacientes.
De acordo com um estudo realizado em 2015, uma em cada 17 pessoas irão desenvolver disfagia ao longo da vida. Aquele que sofre com a doença possui dificuldade na deglutição de alimentos sólidos e líquidos. Isso porque o funcionamento das estruturas orofaríngeas e esofágicas são deficientes nestes pacientes.
Na palestra, a nutricionista e representante apresentou os benefícios do produto que espessa e gelifica alimentos líquidos, tornando a consistência da comida mais segura, dessa maneira os pacientes conseguem manter a hidratação e nutrição com mais segurança.
“O espessante é a base de goma xantana, de fácil diluição e não muda a cor ou sabor dos alimentos. Além disso, pode ser usado em pacientes infantis, já que é indicado para pessoas acima dos quatro anos”, conta a representante da marca.
A nutricionista da Lar e Saúde, Hiana Lampier, explica que o tratamento da disfagia deve ser realizado por uma equipe multiprofissional, contudo, o direcionamento do tratamento é definido pelo fonoaudiólogo.
“A alimentação é a primeira necessidade fisiológica dos seres humanos, por isso, o acompanhamento profissional é imprescindível. O fonoaudiólogo define a consistência da dieta e passa exercícios para fortalecimento dos músculos da garganta, o nutricionista determina quais os nutrientes necessários para o tratamento daquele paciente em específico e o enfermeiro monitora se o processo terapêutico está dentro do programado”, esclarece a especialista da empresa de home care.
O uso de espessante é realizado principalmente para evitar o risco de broncoaspiração, que é a entrada de substâncias, como alimentos ou líquidos, na via aérea. Isso acontece porque ele modifica a textura do alimento, transformando-o na consistência de mel, néctar ou pudim.
Apesar de facilitar a deglutição, Hiana comenta que muitas pessoas não aceitam bem o tratamento em um primeiro momento.
“Quando se muda a consistência de uma alimentação é normal que o paciente estranhe, dessa forma, o trabalho em conjunto da equipe multiprofissional visa orientar e estimular que ele aprenda a aceitar essa nova dieta. Neste momento realizamos uma conversa e orientamos de uma maneira que seja mais fácil esse processo”.
A Lar e Saúde conta com uma equipe especializada, formada por médicos, nutricionistas e fonoaudiólogos, com planos terapêuticos personalizados caso a caso, focados na reabilitação, saúde e bem estar do paciente.
Conhece alguém em internação hospitalar com disfagia?
Solicite uma avalição por especialista para verificar a viabilidade de Home Care e economize até 70% no custo da diária.
Possui pacientes com pedido médico solicitando Home Care?
Fale com a nossa equipe.